• DIAMANTINO AZEVEDO PREMIADO "MELHOR MINISTRO AFRICANO DE 2024"


    O prémio Personalidade do ano, atribuído a Diamantino Azevedo, na categoria de "Melhor Ministro Africano do Ano 2024" pela African Leadership Magazine, foi entregue a 21 de Fevereiro.

    O acto aconteceu na 14ª cerimónia de premiação da revista britânica que aconteceu no Reino de Marrocos. O Embaixador de Angola, Baltazar Diogo, em representação do Ministro, recebeu o galardão das mãos do antigo Presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete.

    A eleição do governante angolano foi realizada a 16 de Dezembro de 2024, num processo que obedeceu uma sondagem online que atraiu inscrições de toda a África e do mundo, seguida de votação. Diamantino Azevedo arrebatou 58,12% de votos, num grupo integrado por governantes da Nigéria, Ruanda e Djibouti.

    De acordo com o Conselho Editorial da revista, a eleição como Ministro Africano do Ano 2024, é um reconhecimento da sua notável liderança e do impacto transformador na gestão do sector de petróleo e gás, que, sob a sua orientação, viu a produção projectada, aumentar 15%, entre 2022 e 2027, fruto de iniciativas estratégicas que atraíram investimentos e colocaram Angola na lista dos destinos privilegiados para exploração.